Concursos
Aeronáutica anuncia novo Processo Seletivo com 234 vagas para nível superior
Compartilhe:
O Comando da Aeronáutica anunciou a realização de um novo Processo Seletivo para a convocação e incorporação de 234 profissionais de nível superior, destinado à prestação do serviço militar voluntário em caráter temporário, para o ano de 2021 (QOCon 1- 2021) em diversas localidades do território nacional.
De acordo com o aviso de convocação, o voluntário que for incorporado poderá ser empregado em qualquer atividade militar ou considerada de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiver vinculado, bem como em missões que se destinam a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem, conforme previsto nos art. 5º e 6º da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 “Estatuto dos Militares”.
Requisitos
Para participar, além da escolaridade em nível superior na respectiva área para a qual concorre, o candidato também deverá estar devidamente inscrito no Conselho Regional da Profissão, quando existir, além de atender aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato;
- Ser voluntário;
- Ter idade máxima de 40 anos na data da incorporação;
- Até a data da incorporação, possuir no máximo 72 meses de efetivo serviço prestado a qualquer uma das Forças Armadas, contínuos ou não, considerada qualquer espécie de Serviço Militar (inicial, estágios, dilação, prorrogações e outros);
- Se militar da ativa ou da reserva não remunerada da Aeronáutica, ter parecer favorável da CSI, assessorada pela CPO;
- Possuir idoneidade moral, a ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa junto aos órgãos públicos competentes; dentre outros requisitos que encontram-se descritos no documento
Oportunidades
As vagas ofertadas estão distribuídas entre as seguintes áreas e seus respetivos estados/cidades:
Administração: Pará: Belém (3), Novo Progresso (1); Maranhão: Alcântara (2); Goiás: Anápolis (4); Distrito Federal: Brasília (17); Rio Grande do Sul: Canoas (3), Santa Maria (2); Santa Catarina: Florianópolis (1); Roraima: Boa Vista (2); Amazonas: Manaus (3); Rondônia: Porto Velho; Rio Grande do Norte: Natal (2); Pernambuco: Recife (2); Minas Gerais: Lagoa Santa (2), Barbacena (1); Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (20); Mato Grosso do Sul: Campo Grande (2); São Paulo: Guaratingueta (3), Pirassununga (2), São José dos Campos (18), São Paulo (13).
Análise de Sistemas: Análise de Sistemas I (ANS I) Banco de Dados: Rio de Janeiro/RJ (5); Análise de Sistemas II (ANS II) – Business Intelligence: Brasília/DF (2); Análise de Sistemas III (ANS III) – Desenvolvedor PHP: Brasília/DF (1); Análise de Sistemas IV (ANS IV) – Análise e Desenvolvimento Java: Rio de Janeiro/RJ (20); São José dos Campos/SP (3); Análise de Sistemas V (ANS V) – Segurança da Informação: São Paulo/SP (2); Análise de Sistemas VI (ANS VI) – Gerência de Projetos: Rio de Janeiro/RJ (2); São José dos Campos/RJ (1); Análise de Sistemas VII (ANS VII) – Analista de Teste: São José dos Campos/SP (1); Análise de Sistemas VIII (ANS VIII) – Desenvolvimento Ágil (Scrum Master): Rio de Janeiro/RJ (1); Análise de Sistemas IX (ANS IX) – Análise de Requisitos: Rio de Janeiro/RJ (2); Análise de Sistemas X (ANS X) – Administração de Dados: Rio de Janeiro/RJ (2); Análise de Sistemas XI (Ans XI) – Governança de Dados: Rio de Janeiro/RJ (1); Análise de Sistemas XII (Ans XII) – Arquitetura de Software: Rio de Janeiro/RJ (1);
Serviços Jurídicos: Pará: Belém (8); Maranhão: Alcântara (2); Goiás: Anápolis (1); Distrito Federal: Brasília (7); Rio Grande do Sul: Canoas (5); Santa Maria (2); Roraima: Boa Vista (2); Amazonas: Manaus (7); Rondônia: Porto Velho (2); Rio Grande do Norte: Natal (2); Bahia: Salvador (1); Pernambuco: Recife (5); Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (21); Mato Grosso do Sul: Campo Grande (6); São Paulo: Pirassununga (1); São José dos Campos (4); São Paulo (1).
Medicina Veterinária: Distrito Federal: Brasília -(1); Rio Grande do Sul: Canoas (1); Santa Maria (1); Paraná: Curitiba (1); Amazonas: Manaus (1); Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (2); São Paulo: Pirassununga (1).
Inscrição
Os interessados em participar devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 21 de dezembro de 2020 até as 23h50 de 2 de janeiro de 2021, por meio do endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira.
É importante ressaltar que o voluntário poderá se inscrever somente para concorrer às vagas de uma única especialidade e localidade.
Etapas de seleção
Como métodos de classificação, os candidatos inscritos serão submetidos às seguintes etapas:
- Entrega de Documentos (ED);
- Validação Documental (VD);
- Avaliação Curricular (AC);
- Concentração Inicial (CI);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU) e Avaliação Psicológica (AP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Concentração Final (CF);
- Habilitação à Incorporação (HI).
Em todas as etapas da seleção, serão adotados alguns critérios de desempate que constam nesta ordem: maior pontuação no quesito experiência profissional; maior pontuação no quesito cursos de pós-formação e maior idade.
Situação após a incorporação
Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Aspirantes a Oficial, incluídos no Quadro de Oficiais Convocados (QOCon), bem como no Corpo de Oficiais da Reserva da Aeronáutica.
Os candidatos aprovados e convocados irão participar do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou Estágio de Adaptação Técnico (EAT) que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do COMAER, bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do QOCon.
O voluntário, ao ser incorporado para a realização do EAT/EIT, fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data e OM de incorporação, correspondentes ao posto de Aspirante a Oficial, de acordo com a legislação que versa sobre a remuneração dos militares das Forças Armadas.
Vale ressaltar que o EAT/EAS terá duração de 12 meses, a contar da data de incorporação, com possibilidade de ser prorrogado. Já o prazo de validade do Processo Seletivo deve expirar-se após cinco dias corridos, a contar da data prevista para a incorporação.
Confira mais detalhes deste Processo Seletivo por meio do documento oficial do aviso de convocação, que está disponível na íntegra em nosso site.
Piconcursos