Saúde
Live alerta homens sobre a detecção precoce do câncer de próstata
Compartilhe:
No Brasil, o tumor de próstata é o segundo mais afeta os homens depois do câncer de pele não-melanoma. Homens idosos são mais afetados pelo câncer de próstata. No mundo, cerca de 62% dos casos são diagnosticados em homens a partir dos 65 anos. Porém, a realização periódica dos exames de detecção do tumor deve começar aos 50 anos com o exame de sangue do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal.
Já os homens com casos de câncer de próstata entre parentes de primeiro grau devem antecipar a realização dos exames para os 45 anos. Homens negros que já possuem familiares com caso de câncer de próstata devem iniciar os exames aos 40.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que no Brasil cerca de 20% dos tumores de próstata são identificados já em estágio avançado. Uma projeção do INCA apontou que em 2020, o risco é que de a cada 100 mil homens, 63 desenvolvam a doença.
O Dr. Renato irá falar sobre os tratamentos mais adequados, estudos recentes, além de periodicidade do retorno ao médico. “É importante realizar a prevenção anual do câncer de próstata, pois com o diagnóstico precoce conseguimos elevar as chances de cura do paciente em até 90%”, explica.
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.