Saúde
Saúde lança medidas para auxiliar gestantes após 155 morrerem por Covid-19
Compartilhe:
Em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (28/8), o Ministério da Saúde apresentou uma nova portaria, que foi publicada no dia 25/8, para atenção às gestantes e puérperas contra a Covid-19. Segundo a pasta, 2.718 grávidas foram contaminadas até o momento e 155, morreram. Entre as puérperas, 713 tiveram a doença e 117, faleceram.
O ministério pretende oferecer um incentivo de R$ 260 milhões a ser distribuído para estados e municípios unicamente com a finalidade de atender a esse público. Entre as medidas listadas, está o suporte ao distanciamento: mulheres grávidas e puérperas que não conseguirem ou não puderem cumprir o isolamento social serão ajudadas pelo poder público.
“Cabe ao governo fornecer esse isolamento. O município decidirá como será feito, se ela ficará em um hotel, ou outra medida. Esperamos que esse seja o reinício da atenção à saúde desses grupos. Nosso objetivo é mitigar essa chaga que é a mortalidade materna”, diz Raphael Parente, Secretário de Atenção Primária à Saúde.
Também foi lançado um manual de recomendações para a assistência da gestante e puérpera. A indicação dos especialistas é que todas as mulheres do grupo sejam testadas, com ou sem sintomas.
METROPOLES