Rondônia
Equipe do governo mantém esforço conjunto na captação de dados para Boletim Diário da Covid-19 em Rondônia
Compartilhe:
A comunicação é um eixo estratégico do Plano de Enfrentamento à Covid-19 em Rondônia com conscientização e transparência de informações, juntamente com a vigilância e assistência em saúde. Diariamente são feitos esforços conjuntos para fornecer informações precisas sobre vários aspectos da Covid-19 no Estado.
Através de diversas plataformas, a população tem acesso ao Boletim Diário de Casos no Portal do Governo de Rondônia, Relatório de Ações de Enfrentamento à Covid-19, o Painel Covid-19 Rondônia e ainda o Portal da Transparência de Rondônia.
O Boletim Diário da Covid-19 em Rondônia está em sua edição 128. Nos bastidores da captação dos dados, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) ocupa um papel muito importante.
Conforme o coordenador Kerry Alisson Souza, em todo o Brasil os Cievs contam com tecnologias que permitem identificação, monitoramento e resposta coordenada às epidemias e outras emergências de saúde pública. Nesse cenário de pandemia da Covid-19, o Cievs Rondônia utiliza três bancos de dados para análises, sendo que o e-SUS VE é o principal meio de captar as notificações relacionadas à doença.
CAPTAÇÃO
Esse sistema é fornecido pelo Ministério da Saúde (MS), via DataSUS, e foi desenvolvido especificamente para os atendimentos ambulatoriais relacionados à Covid-19. Conforme o coordenador, o e-SUS VE é um sistema novo e capilarizado por todo território nacional, tem apresentado algumas necessidades de ajustes e adequações.
Esse sistema passou por manutenção, o que inviabilizou as edições do Boletim da Covid-19 em Rondônia no último final de semana (18 – 19), mas foi restabelecido durante a semana.
São as secretarias municipais que abastecem o e-SUS com os dados referentes à Covid-19, e é através do sistema que os dados chegam até o Cievs Rondônia.
Duplicações de casos lançados pelos municípios e demais falhas que eventualmente venham a ocorrer no lançamento de informações pelas prefeituras são ajustados no boletim do Estado conforme investigação e identificação, e por isso que em cada edição consta a observação de que os dados diários podem sofrer alterações.
Outra observação é quanto os casos e óbitos notificados/ocorridos após meio dia que passam a ser contabilizados no boletim do dia seguinte.
A Agevisa reforça ainda que os dados são analisados diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que acompanha também a investigação epidemiológica feita pelas equipes de saúde nos municípios para checagem de dados.
SISTEMAS COMPLEMENTARES
Além do e-SUS, onde os dados são fornecidos pelos municípios e é a principal fonte de informações da Covid-19 do Cievs, são consultados outros dois bancos de dados analisados para apurar as informações e qualificá-las, funcionam como uma complementação para o tratamento das informações principais fornecidas pelo e-SUS.
O outro sistema consultado pelo Cievs é o Sivep-Gripe, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde, mas é um sistema voltado para inserção de dados de pacientes hospitalizados devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e inserção de investigação dos óbitos relacionados ao coronavírus.
Enquanto que o terceiro banco de dados consultado, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), também disponibilizado pelo Ministério da Saúde, está relacionado com as fichas de óbitos preenchidas pelos médicos relatando a causa do óbito. O Cievs faz a consulta no sistema e realiza cruzamentos dos dados para buscar a informação de maneira sistemática e confiável.
RELATÓRIO E BOLETIM
O dados consolidados pelo Cievs Rondônia são repassados para o Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada (SCI) e para a Superintendência de Estado da Comunicação (Secom).
O Sistema de Comando de Incidentes transforma esses dados no Relatório de Ações de Enfrentamento à Covid-19, juntando também os dados relacionados à ocupação de leitos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o número de exames PCR feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) e as barreiras sanitárias feitas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
As informações do Cievs e do relatório do SCI são a base para o Boletim Diário da Covid-19 publicado pela Secom na página institucional e redes sociais:
Secom – Governo de Rondônia