Saúde
Conheça os 6 tratamentos faciais mais procurados nos últimos anos
Compartilhe:
Saiba os procedimentos mais buscados e como eles podem ajudar na manutenção da beleza
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos ou minimamente invasivos cresceu 390% nos últimos anos.
O brasileiro tem se preocupado mais com estética, principalmente em busca de técnicas que auxiliam no rejuvenescimento e harmonização.
Um estudo divulgado pela SEMrush, líder global em marketing digital, mostra que os termos como limpeza de pele, bichectomia e depilação a laser estão entre os procedimentos mais buscados pelos brasileiros nas ferramentas de pesquisa online.
No ramo da beleza, todo tipo de tratamento surge a cada ano. Mais do que apenas corrigir suas imperfeições, as pessoas podem se antecipar às ações do tempo e se prevenir de rugas, por exemplo.
Confira abaixo seis dos procedimentos mais procurados, para quê eles servem e qual idade indicada para cada um deles:
1 – Limpeza de pele
A limpeza de pele está no topo da lista dos procedimentos estéticos feitos no rosto com mais frequência pelos brasileiros. Para ser feita de maneira mais efetiva, com um esteticista é possível fazê-la de maneira mais profunda.
Ela serve para remover cravos, impurezas, células mortas e milium da pele, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolinhas brancas ou amareladas na pele.
O profissional limpa a pele, abre os poros, esfolia, extrai cravos, aplica uma máscara calmante que pode variar e finaliza com a aplicação de protetor solar. Deve ser feita de 2 em 2 meses, no caso de peles normais a secas, e 1 vez por mês em peles mistas a oleosas e com cravos.
É indicado para qualquer idade.
2 – Bichectomia
A bichectomia, também conhecida como lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado por um cirurgião dentista. Nos últimos anos virou febre entre as famosas porque ela reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.
Pode ser feita a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, corpos adiposos bucais, que ficam entre o maxilar e a mandíbula. Elas deixam o formato do rosto mais arredondado. Por mais que uma pessoa emagreça, ela não vai alcançar o mesmo resultado desse procedimento.
As bolas de bichat continuam ali mesmo com a perda de peso. Por isso a única saída encontrada por quem se incomoda com essa estética é a sua remoção.
Não existe uma idade padrão para a realização da bichectomia, mas ela tem sido muito procurada por jovens. A indicação é que seja feita somente quando já existe uma formação completa da anatomia humana, o que acontece por volta dos 18 anos.
3 – Micropigmentação
A micropigmentação paramédica é uma técnica usada para corrigir falhas na região das sobrancelhas, olhos ou ao redor da boca, como queimaduras, flacidez, entre outros problemas.
Muita gente conhece a pigmentação por causa das sobrancelhas, já que a técnica também é conhecida como maquiagem definitiva. Mas ela pode ser usada para melhorar o aspecto de imperfeições, como: suavização de cicatrizes,
cobertura de áreas de vitiligo ou até reconstrução de aréolas no caso de procedimentos na mama.
A micropigmentação é feita com um dermógrafo, ele aplica com a ajuda de uma agulha o pigmento anti alérgico à base de glicerina na camada mais superficial da pele chamada de epiderme.
A idade mínima para a realização da micropigmentação é de 18 anos, depois disso qualquer pessoa disposta a realizar tanto na forma de maquiagem definitiva como na correção de tonalidades na pele pode fazer.
4 – Ácido Hialurônico
Muito conhecido dos produtos de skincare, o ácido hialurônico é uma molécula complexa de açúcar que ocorre naturalmente e que forma grandes matrizes no tecido conectivo do corpo, como a pele e a cartilagem. Tem sido muito usado no tratamento de rugas estáticas – aquelas que aparecem mesmo quando a pessoa está parada.
Sua principal diferença para o botox é essa, já que a toxina botulínica é recomendada para rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando fazemos algum movimento.
O ácido hialurônico pode ser aplicado para eliminar marcas no dorso no nariz; nas maçãs do rosto para aumentar o tônus e o volume da região; nas rugas em volta da boca e nos cantos da boca, entre outros pontos.
Em média, seu uso é recomendado a partir dos 25 ou 30 anos de idade.
5 – Peeling
O peeling, procedimento mais agressivo que promove a renovação da pele, atua no rejuvenescimento facial e melhora estética facial. Pode ser químico ou mecânico.
No primeiro caso, é mais indicado em cicatrizes recentes, onde ainda é possível remodelar o colágeno tecidual. Já no segundo caso, o mecânico pode ser realizado com o auxílio de outras substâncias ou equipamentos, como nitrogênio líquido ou equipamento a laser.
Para jovens, uma ótima indicação é o peeling de cristal, que tem uma leve descamação. A partir dos 30, com ácido glicólico, mais forte e que ajuda no rejuvenescimento e clareamento de manchas. Depois dos 40, o indicado retinóico que é mais forte e estimula a formação de colágeno.
6 – Botox
A toxina botulínica, mais popularmente conhecida como botox, ainda é um dos procedimentos mais procurados por seu efeito rápido – podem ser vistos pelo paciente em até 5 dias da aplicação.
É bastante usado para atenuar marcas na região da testa, os famosos pés de galinha e também rugas entre as sobrancelhas.
O botox age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração muscular.
O ponto positivo dessa intervenção é que ela é temporária, ou seja, o paciente pode sempre encontrar o melhor resultado para si à medida que testa a melhor forma de usar o botox. Em todo caso, a aplicação deve ser refeita a cada 5 meses em média.
O botox pode ser usado dos 25 aos 30 como uma ação preventiva às rugas, já que ele paralisa o músculo. E depois dos 40 para corrigir esses sinais de envelhecimento.
Assessoria