Amazonas
Casos da Covid-19 no interior do AM crescem 2.600% em um mês
Compartilhe:
No interior do Amazonas, onde a quantidade de infectados pela Covid-19 já supera a da capital, o número de casos da doença aumentou 2600,8%. Já são mais de 14 mil casos confirmados.
Em 22 de abril, o interior concentrava 521 pessoas com a Covid-19. Um mês depois, o número saltou para 14.071.
Das 62 do estado, apenas duas não têm casos da doença: Ipixuna e Envira.
Em Santa Isabel do Rio Negro, a mil km de Manaus, polícia patrulha embarcações e portos da cidade, que registra mais de 580 casos da Covid-19. O delegado Aldiney de Brito disse que a medida ocorreu após denúncias de descumprimento de decreto que proíbe transporte fluvial – principal meio de transporte nas cidades do interior.
“Nós tivemos, ao todo, quatro comandantes de embarcações autuados por estarem trazendo passageiros vindo da capital sem autorização, porque as pessoas só podem se deslocar nesse momento, com autorização do órgão de saúde competente, Vigilância Sanitária”, disse.
Em Borba, a 320 KM da capital, o número de casos passa de 170. Lá, foi implementado toque de recolher na tentativa de conter o avanço da doença. A medida vale das 21 horas às seis da manhã.
A todo, cinco prefeituras do interior do estado decretaram, até o momento, medidas mais rígidas no controle da circulação de pessoas, o chamado lockdown, que é bloqueio total de circulação de pessoas como forma de prevenção ao novo coronavírus.
Em Ipixuna, umas das duas cidades onde não há casos da doença, não adotou isolamento total, mas tomou medidas de segurança sanitária.
“Fizemos barreiras sanitárias em todos os acessos via fluvial do município, o uso de máscara para quem precisa sair de casa é obrigatório. O aeroporto de foi fechado para voos comerciais, só é liberado voos de urgência e emergência”, disse a prefeita Maria Oliveira.
De acordo com os últimos dados da doença, o interior tem mais casos da doença. Por outro lado, a capital tem o maior número de mortes pela Covid-19.
Dos 1.669 mortos pelo novo coronavírus no Amazonas, 1.127 foram em Manaus, onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais é de 82%. O interior registra 542 mortes em decorrência da doença.
G1