Conectado por

Saúde

Alimentação em tempos de Coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Você sabia que a sua saúde está ligada diretamente com a forma como você se alimenta? Uma dieta balanceada, com alimentos ricos em vitaminas e proteínas, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e torna-se uma aliada na prevenção de doenças.

Com a correria do dia a dia muitas pessoas não conseguem dedicar um tempo ideal para se alimentar adequadamente e acabam recorrendo a refeições rápidas, como por exemplo, salgados e lanches, que são alimentos gordurosos e com baixo índice proteico. “Manter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o sistema imunológico, principalmente a ingestão de frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola e kiwi”, destaca Camila Cortizo Lucas, nutricionista do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (HSPE).

A especialista cita outros alimentos importantes que podem fazer parte do cardápio das pessoas. “Vegetais folhosos verde-escuros como, couve, escarola e espinafre são fontes de ácido fólico e favorecem os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo”, afirma a especialista em nutrição.

Não há comprovação científica de que algum alimento específico cure ou evite a infecção do Covid-19, mas um indivíduo com o hábito de comer alimentos saudáveis e que descansa adequadamente tem o organismo mais preparado para enfrentar possíveis doenças.

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Nutrologia, o consumo de carnes, principalmente a vermelha, e os frutos do mar são fontes de zinco. Queijo, gema de ovo, manga, mamão e cenoura são ricos em vitamina A. Os peixes, como salmão, atum, sardinha e também os ovos e queijos possuem vitamina D. Já a carne de fígado, ovos, legumes, verduras, especialmente o brócolis, cereais integrais e leites são alimentos ricos em vitaminas do Complexo B.

A ingestão de alimentos saudáveis deve estar presente na vida das pessoas em todas as fases da vida, desde crianças, passando pela fase adulta até os idosos. Manter o equilíbrio é importante para que se tenha melhor qualidade de vida.

É preciso também ficar atento, pois infecções virais podem causar desidratação, diarreia e vômito. Por isso, manter-se hidratado é determinante para ajudar o organismo a se recuperar.

Outras dicas imprescindíveis e que devem ser seguidas pelas pessoas é a de higienizar as mãos antes de manipular os alimentos, lavar os próprios alimentos e também as superfícies para a manipulação de cada item.

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com