Nacional
Instalação de faróis de LED no carro só será permitida até 2021
Compartilhe:
s lâmpadas de LED tornaram-se peças comuns nos automóveis hoje em dia. Por ser uma iluminação que oferta mais vantagens em relação aos faróis tradicionais, como menor gasto de energia, muitos motoristas optam por realizar a mudança. Entretanto, a alteração só será permitida até 2021, quando começa a vigorar a legislação que proíbe sua instalação.
Segundo o artigo 2º da Resolução n° 667 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define: “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante”.
A lei é válida a partir de 1º de janeiro de 2021. Importante também notar o uso do farol durante o dia, que já é lei no Brasil há quatro anos.
Em alguns casos, o automóvel pode ser incompatível com a troca, necessitando da instalação de um dispositivo que permita a funcionalidade. De qualquer forma, é sempre bom olhar o farol diariamente para checar se ele precisa de cuidados.
O mais importante, segundo especialistas: não realize a alteração das lâmpadas halógenas para as de LED por conta própria. Primeiro, deve-se obter autorização do Detran e passar por inspeção de uma instituição licenciada pelo Denatran, que emitirá laudo certificando a segurança do veículo e a mudança no CRLV.
Caso a troca seja realizada sem seguir os procedimentos citados, o condutor estará sujeito a multa grave, no valor de R$ 195,23, retenção do veículo e cinco pontos na carteira. Assim explica o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
FONTE: