Conectado por

Concursos

Concurso Banco do Brasil 2020: edital próximo de ser lançado!


Compartilhe:

Publicado por

em

Se você já estudando para um possível concurso Banco do Brasil, temos novidade! A notícia da vez é a de que, segundo fontes internas do BB, o edital de um novo concurso estaria sendo elaborado com o objetivo ser lançado em março de 2020.

No caso, o edital traria vagas para o cargo de Escriturário que exige que o candidato tenha Ensino Médio Completo.

A estimativa é a de que a remuneração seja de R$ 4.036,56, sendo que ainda não se sabe a quantidade de vagas.

Entretanto, ainda de acordo com a fonte do BB, o certame seria de nível nacional, abrangendo vários estados e até mesmo a banca organizadora já teria sido selecionada.

Não custa lembrar que no ano passado o Banco do Brasil incentivou o desligamento de funcionários, justamente com o objetivo de renovar os quadros da empresa.

Mas, oficialmente, nada de concreto foi anunciado. O Concursos no Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil para saber mais a respeito do lançamento do edital e eles afirmaram não haver previsão de novo concurso.

Apesar da negativa da assessoria, é sempre bom lembrar que historicamente, já houve lançamentos de editais de forma inesperada (quando não havia, necessariamente, a previsão anunciada). Sendo assim, recomenda-se a quem estiver estudando, que continue a se dedicar e quem ainda não começou, que tome providências para não ser pego desprevenido com o possível lançamento do edital.

Concurso para área de tecnologia

Em uma entrevista feita ao Portal G1 na última quarta-feira (29), o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que existe um estudo por parte da empresa em realizar um concurso com o objetivo de contratar profissionais de tecnologia.

De acordo com o presidente, a maneira que os trabalhadores entram para a empresa, por meio de concurso para Escriturário, precisa ser mais abrangente e incluir requisitos mais direcionados. No caso, ele citou justamente a área de tecnologia e inovação.

Concursos no Brasil, novamente, entrou em contato com a assessoria da empresa para requerer mais informações a respeito das declarações do presidente do BB, mas a assessoria preferiu não comentar, se resignando a informar que não há concursos planejados para o momento.

Outras notícias importantes do Banco do Brasil

Em 2019 o BB pediu a cassação de uma decisão do TRT-10 que havia determinado que o Banco fosse obrigado a contratar servidores de Nível Superior. A alegação da Justiça, na época, era de que a empresa estaria utilizando Escriturários, que são de Nível Médio, para poderem exercer funções que seriam de nível superior.

Após toda uma disputa jurídica que foi parar até no Supremo Tribunal Federal (STF), ficou decidido que os Escriturários que já estavam nas funções poderiam permanecer. Contudo, este processo de alocar profissionais desta maneira não poderia mais ser realizado.

Disputas judiciais a parte, é sabido que o Banco do Brasil possui um déficit de Escriturários e que novas seleções deverão ser abertas para suprir as carências em algumas unidades da federação. Portanto, tudo indica que um concurso ainda será realizado no ano de 2020.

Outra notícia que chamou atenção a respeito do Banco do Brasil foi a de que, por meio de uma portaria divulgada em novembro de 2019, o Ministério da Economia determinou o número máximo de funcionários fosse de pouco mais de 105 mil pessoas.

Último concurso Banco do Brasil (2018)

O último concurso do Banco do Brasil foi realizado em 2018 (edital nº 01-2018/001 BB) e ofereceu vagas para Escriturário (nível médio). Sob os cuidados da Fundação Cesgranrio, a seleção externa preencheu 30 vagas imediatas e 30 vagas para cadastro reserva, todas para lotação nas agências situadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Benefícios do BB para os empregados

Tomando por referência o edital de 2018, lembramos que a remuneração inicial foi de R$ 2.718,73, pelo regime da CLT, cumprindo 30 horas semanais.

Mas é fato que a carteira de benefícios para os empregados do BB não se restrige à remuneração. Os funcionarios já entram com acesso às seguintes vantagens: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência e previdência privada.

Atividades dos Escriturários

Os Escriturários do BB desempenham atividades como: comercialização de produtos e serviços do Banco; atendimento ao público; quando necessário, atuação no caixa; contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao cargo.

Como são as provas do concurso Banco do Brasil?

Os candidatos inscritos em cada concurso do BB são selecionados por meio de prova objetiva (veja no final desta notícia os conteúdos da prova de 2018); prova de redação; aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as); e procedimentos admissionais e perícia médica.

As provas objetiva e de redação têm, em geral, duração de cinco horas e, dependendo das necessidades de contratação do Banco, poderão ser aplicadas em cidades diferentes.

No último edital, elas foram aplicadas apenas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) ou São Paulo (SP).

O critério básico de aprovação na prova objetiva é o seguinte: ter um aproveitamento mínimo 60% do total de pontos das provas objetivas, ou o mínimo de 55% do total de pontos nos Conhecimentos Básicos ou o mínimo de 60% do total de pontos nos Conhecimentos Específicos.

O prazo de validade da seleção externa, geralmente, é de um ano, a contar da publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, conforme critério exclusivo do Banco do Brasil.

Conteúdo programático – Escriturário 2018

LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.

LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.

MATEMÁTICA: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).

FONTE: https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/br/concurso-banco-do-brasil.html

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com