Mato Grosso
Bolsonaristas tentam recolher 2 mil assinaturas para sigla em MT
Compartilhe:
Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Mato Grosso estão recolhendo, desde a semana passada, assinaturas de eleitores para a criação do partido Aliança pelo Brasil. A pretensão é que haja ao menos duas mil assinaturas no Estado.
O partido vai abrigar aliados do presidente, que deixou o PSL em razão de disputas internas.
O partido necessita de 492 mil assinaturas até abril para participar do pleito municipal. Em Cuiabá, dois cartórios estão concentrando os trabalhos de recolhimento de assinaturas: o do 1º Ofício, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e o do 6º Ofício, no Jardim Kennedy, próximo ao Shopping Três Américas.
O empresário Rafael Yonekubo, que está à frente da ação no cartório do 1º Ofício, explicou que as assinaturas serão recolhidas até fevereiro. A corrida se dá em razão do curto prazo que o partido tem para homologar sua criação.
“Faremos plantão no cartório para recolher as assinaturas. O presidente Bolsonaro já falou que primeiro desafio do Aliança seria eleger um senador em Mato Grosso”, disse Yonekubo.
“Queremos coletar o máximo de assinaturas em Cuiabá. Já estão tendo assinaturas em Tangará da Serra, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Sinop, Várzea Grande, e outras cidades”, completou.
Para o partido de Bolsonaro sair do papel, após o recolhimento das assinaturas, é necessária a conferência dos registros pela Justiça Eleitoral e só assim é concedido o registro para a criação da legenda.
Em relação à eleição suplementar ao Senado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Giraldelli, afirmou que o Aliança não poderá concorrer. Segundo ele, para estar apto a um pleito o partido precisa ter ao menos seis meses de registro.
Como participar
O partido disponibiliza uma ficha para ser impressa em seu site. No entanto, só podem assina-las quem não esteja filiado a nenhum partido político.
Os interessados devem procurar um cartório com a ficha impressa e preenchida em mão, e consigo documentos pessoais, como título de eleitor, e documento com foto. Em posse disso, deverão reconhecer firma no cartório.
Em unidades com plantões de aliados do Bolsonaro, as fichas estão sendo recolhidas e deverão ser encaminhadas em lotes. Caso o eleitor queira fazer por conta própria, deverá encaminhas a ficha preenchida e autenticada a caixa postal do Aliança pelo Brasil.
MIDIANEWS