Acre
Em 13 dias, chove quase 90% do esperado para o mês de dezembro no Acre
Compartilhe:
Nos 13 primeiros dias de dezembro choveu quase 90% do esperado para todo o mês em Rio Branco. O Corpo de Bombeiros do Acre informou que a média esperada para o mês é de 239 milímetros e, até a manhã desta sexta-feira (13), já choveu 211,2 milímetros na capital acreana.
Somente nas últimas 24 horas, os dados dos Bombeiros apontam que choveu 20,2 milímetros na capital acreana.
Com as constantes chuvas, o nível do Rio Acre na capital acreana tem oscilado. Na manhã desta sexta-feira (13), o rio apresentava a cota de 7,40 metros, sendo 44 centímetros a mais do que a marca registrada antes da chuva da madrugada, quando as réguas marcaram 6,96 metros.
O interior do estado também tem registrado constantes chuvas. Segundo o major Cláudio Falcão, dos bombeiros, na cidade de Assis Brasil, o Rio Acre subiu 2,30 metros em 24 horas.
Conforme os dados, o manancial marcava 2,7 metros na quarta-feira (11) e saltou para 5 metros na quinta (12).
“Temos previsão de mais chuvas para os próximos dias. O Rio Acre tem apresentado essas oscilações justamente por conta da ausência de chuvas mais significativas, elas são longas, porém não muito intensas. Por isso, tivemos uma vazão maior do que a entrada de água essa semana. Mas, acreditamos que a partir da próxima quarta-feira [18] deve ter uma elevação, já que o nível do rio aumentou no interior”, disse o major.