Acre
Presidente do Senado diz que governo avalia recurso de R$ 7 milhões para construção de ponte no Acre
Compartilhe:
Em visita ao interior do Acre, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), garantiu que o governo federal já está avaliando o pedido de R$ 7 milhões em recursos para a construção da ponte que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves. Esse dinheiro seria do orçamento federal.
Atualmente, a travessia do rio é feita por uma balsa mantida pelo governo ou pela rodovia AC-405, que fica a 44 quilômetros da segunda maior cidade do estado. Com a ponte, os moradores teriam acesso direto entre os dois municípios.
A falta da ponte já foi motivo para vários protestos e reclamações na região.
Assim que chegou em Cruzeiro do Sul, Alcolumbre fez questão de destacar que esse é o primeiro passo para que o Brasil consiga estreitar ainda mais relações com o país vizinho, o Peru.
“É um sonho de todos os acreanos. O Acre já tem essa interligação, essa relação institucional, comercial, política com o Peru, que é fundamental para desenvolver o Acre”, destacou.
Com a construção da ponte, o governo do estado estuda ainda fazer uma estrada que ligue diretamente o estado acreano ao Peru.
“O fundamental de tudo isso é que esse sentimento foi incorporado pelo governo federal. Esse sonho agora permeou a instituição do estado brasileiro, que compreendeu a importância dessa estrada para o Brasil.O Acre vai dar a oportunidade pro Brasil de ter uma estrada que vai escoar sua produção. O Peru tem o porto e a gente tem a escala. Então, é o casamento perfeito”, disse.
Destacou ainda que o país vizinho vem crescendo economicamente há 20 anos e que a facilitação do acesso entre os dois países tende a fomentar a economia do país inteiro.
“O Peru cresce há 20 anos e precisa consumir de algum lugar e vai consumir do Brasil e essa mercadoria vai chegar pelo Acre. O governo federal determinou que fosse iniciado o estudo de viabilidade técnica e econômica dessa rodovia federal aqui no Acre”, garantiu.
Davi Alcolumbre aproveitou para dizer ainda que a reforma da Previdência foi fundamental para que o país começasse a crescer economicamente. “Fizemos as reformas e essas reformas proporcionaram pra gente um ambiente político”, pontuou.
Colaborou Gledisson Albano, da Rede Amazônica Acre.