Saúde
Por que nos esquecemos dos sonhos? A ciência explica
Compartilhe:
Já tentou se lembrar de um sonho incrível ou terrível que teve enquanto dormia, e nada? Trata-se de uma situação bastante comum e deixa muita gente frustrada.
A boa notícia é que um estudo recente, publicado pela revista norte-americana Science, pode ter descoberto por que tantas vezes nos esquecemos dos sonhos ao acordar – e a resposta está no nosso organismo.
Pesquisa sobre o esquecimento de sonhos
Durante o sono, a pessoa passa por quatro etapas distintas. As duas primeiras servem para que o corpo descanse e são de caráter mais leve. Já a terceira configura um sono mais profundo, suficiente para revigorar o corpo e mente.
É na quarta etapa que ocorrem os sonhos, na chamada fase REM, ou ‘Rapid Eye Movement’, da sigla em inglês, que significa literalmente ‘movimento rápido dos olhos’.
De acordo com a pesquisa, o esquecimento de um sonho está relacionado ao hormônio MCH (hormônio concentrador de melanina), encontrado no hipocampo e responsável por regular o sono e o apetite.
Na fase do sono REM, esse hormônio fica ative e a pesquisa, realizada em ratos de laboratório, descobriu que ele lança mensagens inibitórias ao hipocampo, área do cérebro que controla a memória e a aprendizagem.
Dessa forma, os cientistas constataram que os animais que tinham o hormônio MCH desativado na fase REM do sono acabaram por ter uma performance melhor em testes de memória.
Por que esquecemos nossos sonhos?
Os resultados do estudo mostraram que o hormônio MCH atua no cérebro fazendo com que esqueçamos informações novas e possivelmente irrelevantes, segundo o investigador responsável, Thomas Kilduff.
Como os sonhos ocorrem principalmente durante a fase REM do sono, quando o MCH é ativado, as reações químicas nas células podem impedir que o conteúdo do sonho seja armazenado no hipocampo. Ou seja, esquecemos rapidamente o que sonhamos.