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Mato Grosso

Universitários de MT disputam visita à Nasa com jogo sobre capivara sobrevivente à destruição do sistema solar


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Uma equipe de estudantes mato-grossenses venceu a primeira edição do ‘Nasa Space Apps Challenge’ promovido anualmente pela Agência Espacial Norte-Americana, em Cuiabá, com o jogo “Star Lessons”. O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, simultaneamente, em 200 cidades do mundo. E, em Cuiabá, foi realizado no Centro de Eventos do Senai de Mato Grosso.

Eles concorrerem a uma viagem ao Centro Espacial da Nasa, na Flórida, Estados Unidos.

No jogo desenvolvido pela equipe uma capivara sobrevive à destruição do sistema solar e fica vagando pelo universo.

Animal torna possível que o usuário do jogo crie novos mundos e sistemas — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Animal torna possível que o usuário do jogo crie novos mundos e sistemas — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Com a habilidade de criar e manusear os elementos químicos e físicos, o animal torna possível que o usuário do jogo crie novos mundos e sistemas, completando desafios apresentados durante o jogo.

Em meio aos 25 desafios propostos no evento, o escolhido pela equipe foi desenvolver um jogo que utilizasse os dados da Nasa para de alguma forma ensinar.

Prêmio permite que equipe continue na disputa — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Prêmio permite que equipe continue na disputa — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Segundo um dos desenvolvedores, Otávio Mendonça, estudante de engenharia de controle e automação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a proposta é desafiar e aprender de forma didática conceitos básicos de ciência, química e física.

“Nós olhávamos para o lado e as pessoas estavam trabalhando com satélites, coisas mais sérias, e nós produzindo um jogo. Nós nos questionamos como o nosso jogo poderia ajudar”, conta Otávio sobre a preocupação da equipe que ganhou uma nova perspectiva com a consultoria de Denilton Gaio, professor de física na UFMT.

Equipe foi premiada  — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Equipe foi premiada — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

“Ele nos disse que o jogo também tinha o seu valor, pois, apesar de teoricamente não ser tão sério quanto os outros projetos, é uma forma de educar e transmitir conhecimento. A partir dessa nova visão, começamos a pensar em um jogo que pudesse atender a vários tipos de público com o foco didático”, conclui o estudante.

Jogo ensina conceitos de química, física e ciências — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

Jogo ensina conceitos de química, física e ciências — Foto: Otávio Mendonça/ Arquivo pessoal

De acordo com a assessoria da UFMT, além dos alunos de engenharia, fazem parte da equipe vencedora os estudantes de economia, Marcos Vinicius da Mota e Vinicius Bertotto. Eles são responsáveis pela área de negócios do projeto, além de integrantes externos à universidade, entre eles, duas crianças do ensino fundamental.

O ‘hackathon internacional’, como é chamado o evento, consiste em um encontro de programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios.

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