Educação
Enem 2019: Veja os conteúdos mais relevantes para as provas objetivas
Compartilhe:
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas de resposta) e uma redação em língua portuguesa. As áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares que serão avaliados são:
Primeiro domingo (3 de novembro)
Redação, prova objetiva de linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. E prova objetiva de ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.
Segundo domingo (10 de novembro)
Prova objetiva de ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia e prova objetiva de matemática e suas tecnologias: matemática.
As provas do Enem são estruturadas a partir das matrizes de referência (veja o documento no fim da matéria) que determinam o que será avaliado em cada área do conhecimento. A melhor dica é: dê uma olhada nas matrizes e prepare-se para o exame pelas questões das provas anteriores.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, as provas deste ano já estão prontas e foram impressas em julho. Uma novidade para o processo seletivo é que no final do caderno de questões vai ter espaço destinado para rascunho da redação (pautado) e para cálculos.
Lembre-se de que para os dias de provas é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, além de ser obrigatório levar documento oficial de identificação original e com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h. Às 13h serão fechados. O tempo de prova começa a ser contado às 13h30. O primeiro dia do exame termina às 19h e o segundo, às 18h30 (horário de Brasília).
Nos últimos anos, o Enem se tornou o maior vestibular do país. A edição de 2019 tem 5.095.308 de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa — menor número de participantes dos últimos nove anos. As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham interdisciplinaridade e contextualização nas áreas de conhecimento. Confira o checklist dos assuntos de maior relevância e recorrência no Enem:
Matemática
- Geometria;
- Aritmética;
- Escala, razão e proporção;
- Funções;
- Gráficos e tabelas;
- Estatística;
- Porcentagem;
- Probabilidade.
Linguagens
- Leitura e Interpretação de textos;
- Estrutura textual e análise de discurso;
- Leitura e artes;
- Gênero textual;
- Literatura;
- Variação linguística;
- Funções da linguagem.
Ciências da natureza
- Mecânica;
- Eletricidade e energia;
- Ondulatória;
- Termologia;
- Óptica;
- Físico-química;
- Química geral;
- Química orgânica;
- Meio ambiente;
- Citologia;
- Histologia e fisiologia;
- Biotecnologia;
- Fundamentos da ecologia;
- Microbiologia e doenças associadas.
Humanidades
- Idade contemporânea;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- História política;
- Patrimônio histórico-cultural e memória;
- Era Vargas;
- Primeira República;
- Movimentos sociais;
- Geografia agrária;
- Meio ambiente;
- Questões econômicas e globalização;
- Ética e justiça;
- Mundo do trabalho.
Datas do Enem 2019
Outubro (ainda sem data definida): divulgação do Cartão de Confirmação da inscrição no endereço enem.inep.gov.br/participante;
3 de novembro: aplicação das provas de linguagens, redação e ciências humanas;
10 de novembro: aplicação das provas de matemática e ciências da natureza;
13 de novembro: divulgação do gabarito;
Janeiro de 2020 (sem data definida): resultado individual.
Material de apoio para preparação
Hora do Enem, da TV Escola;
Todas as provas e gabaritos das edições anteriores do Enem, desde 1998;
Quer saber como é feito o Enem? Veja o infográfico Operação Enem.