Direto de Brasília
Mauro Nazif critica privatização dos correios
Compartilhe:
O Governo Federal anunciou na última semana, 21, a privatização de dezessete empresas nacionais, entre elas a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Para o deputado Mauro Nazif, os Correios fazem parte da soberania nacional e critica a privatização.
“Os Correios são estratégico para a segurança, logística e integração dos mais dos cinco mil municípios brasileiros e seus agentes sociais e cidadãos. E além disso, uma empresa rentável. O Governo Federal quer acabar com os Correios! Será que a empresa privada que entrar vai levar encomendas nos municípios mais distantes? Não, as empresas privadas só querem os grandes centros, e com certeza os custos serão pelo menos três vezes maiores”, explica Nazif.
Além das atividades básicas, os correios são responsáveis por várias ações sociais e de informação como: Coleta e distribuição e donativos; Entrega de livros didáticos; transporte de urnas eleitorais; distribuição de vacinas; transporte de material jurídico, e serviços de transporte à inteligência brasileira.
O processo para a privatização dos Correios deve ser extenso e complexo. A empresa tem monopólio no serviço postal e do correio aéreo nacional (serviço postal militar) assegurado pela Constituição. A privatização tem de passar pelo Congresso, por meio da aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Acesso a link de vídeo sobre o tema: