Economia
Educação financeira para empresários – entenda a importância
Compartilhe:
Segundo dados de um estudo publicado em 2017 pelo Serasa, em que foram analisadas 150 variáveis de todas as companhias ativas no Brasil, foi mostrado que um terço dessas empresas, equivalente a 17 milhões de companhias ativas no Brasil, enfrentam problemas financeiros.
Como consultor empresarial tenho visto que a grande dificuldade para muitos empresários é conseguir ter uma visão geral da situação financeira da empresa, é entender como foi que o problema se instaurou, onde foi que a área financeira começou a desestabilizar.
Tenho refletido sobre o cenário atual no Brasil. Encontramos hoje inúmeros profissionais de diversas áreas (Medicina; Engenharia; Gastronomia; Construção Civil, etc.) que atuam como empresários em seu segmento. A maioria desses empresários ingressou no mundo dos negócios de uma maneira que nem imaginavam, não tiveram tempo para se planejar.
Uma vez no mercado, o empresário precisa lidar com o dia a dia da gestão, algo que não é simples, que requer dinamismo, que demanda um grau de conhecimento, não ter se planejado começa a pesar para esse gestor e, nesse momento, é preciso “correr atrás” de alguma maneira, encontrar alguma orientação que possa auxiliar.
Realidade do mundo dos negócios e importância da educação financeira para empresários
No ambiente dos negócios, o empresário, que em muitos casos, nunca teve uma vivência antes no mercado, precisa lidar com inúmeras atividades como: obrigações fiscais; alta carga tributária; economia em crise, entre outras. A única maneira de corrigir problemas no negócio e de prevenir novos problemas de gestão é a busca pela educação financeira.
A importância dessa busca de conhecimento por parte do gestor, a meu ver, como consultor de empresas e também com minha experiência anterior como profissional corporativo, é que oferece ao empresário o “alicerce” para o progresso do próprio negócio.
Quando o empresário está capacitado consegue se planejar e se sente mais seguro para tomar decisões e para pensar estrategicamente em medidas que possam aumentar a lucratividade de seu negócio.
Um dos principais problemas da má-administração é quando o empresário recorre às finanças pessoais para cobrir alguma eventualidade no próprio negócio, ou o contrário.
Algo que acredito que seja fundamental que se compreenda quanto à educação financeira é que ajuda o empresário a lidar com os problemas práticos do negócio. Um cardiologista que tem uma clínica particular, por exemplo, não vai ter de lidar apenas com os pacientes, mas com as questões em torno do atendimento, RH, com os fornecedores de materiais indispensáveis ao seu exercício médico, etc.
Pensar na educação financeira para empresários é fundamental porque lhes dará uma visão de longo prazo que antes não tinha. Muitos empresários não conseguem entender a importância de que se tenha, por exemplo, um capital de giro adequado, para que o negócio tenha um respiradouro até que comece a vislumbrar os lucros ou para cobrir possíveis eventualidades de gastos no negócio.
Educação financeira para empresários – Problemas recorrentes na gestão dos negócios
Abaixo os principais erros cometidos pelos empresários, segundo o consultor, Marcelo Viana, da T4 Consultoria:
Problemas na gestão do Fluxo de Caixa – O fluxo de caixa é a parte central no “organismo vivo” que é o negócio. É uma ferramenta que permite o registro e a avaliação das entradas (receitas) e saídas (custos e despesas). Permite ao gestor visualizar no geral a situação financeira da empresa.
O fluxo de caixa permite ao empresário ter um histórico da movimentação financeira do negócio, sendo assim, ajuda no planejamento das atividades e tomada de decisões.
Descontrole quanto aos prazos de vencimento – Esse é um problema desencadeado por problemas de registro eficiente do fluxo de caixa. Além das multas, taxas e juros por conta do atraso, será preciso recorrer aos lucros para cobrir esses custos.
Esse descontrole nos prazos de vencimento em longo prazo gera ao empresário inúmeros problemas, por isso, é tão fundamental a educação financeira para empresários. Um problema gera muitos outros.
Não ter um sistema de gestão financeira – A tecnologia pode ajudar e muito o empresário no dia a dia. Um dos principais benefícios de contar com um bom software para a gestão financeira é que reduz as chances de falhas e otimiza o tempo do empresário.
Problemas na gestão de estoque – Estoque é patrimônio líquido de um negócio. Muito se fala que estoque parado é dinheiro parado, por isso, é tão importante controlar o estoque e evitar graves prejuízos ao negócio. Não se pode ter itens em excesso ou em falta. Em excesso, o gestor fica no prejuízo e em falta, perde vendas.
Desconhecimento dos detalhes das operações – Se o gestor não mede o impacto de cada ação, consequentemente não conseguirá gerenciar a sua empresa.
O empresário precisa saber como cada etapa das operações em seu negócio acontece. É preciso ter uma visão micro e macro da própria empresa. Algo que costuma auxiliar é um sistema de gerenciamento, que consegue integrar todos os departamentos do negócio, tornando a análise mais eficaz.
É fundamental que o empresário busque por conhecimentos, se atualize, procure ajuda especializada sempre que sentir que não está conduzindo bem a empresa. A educação financeira para empresários é uma necessidade crucial para aqueles que desejam desenvolver o seu negócio no mercado, no caminho do crescimento.