Geral
Cervejas especiais estão cada vez mais no gosto dos mato-grossenses
Compartilhe:
As cervejas artesanais ou especiais estão ganhando cada vez mais adeptos e conquistam espaços importantes nas prateleiras dos atacarejos. Os principais motivos para o aumento do consumo são o maior grau de conhecimento por parte dos consumidores, acesso a produtos de alta qualidade e sabor diferenciado, segundo o gerente Comercial do Fort Atacadista em Mato Grosso, Rogério Muchão.
Para ele, o consumidor pode ser fiel a uma marca, mas tem buscado conhecer cervejas diferentes para sentir o sabor desse outro produto. “Também existe um novo público que valoriza os produtos locais e a qualidade das produções em pequenas escalas e prefere o conteúdo aromatizado da cerveja artesanal, diferente das cervejas tradicionais do mercado”, destaca Muchão.
A empresária cuiabana Helena Mesquita, apreciadora de cervejas especiais e estudiosa do assunto, explica que quem procura pela cerveja artesanal opta por apreciar um produto de qualidade superior, independentemente do estilo.
“Desde as cervejas leves às mais complexas e encorpadas, mais ou menos lupuladas, ou ainda aquelas que possuem adição dos mais variados produtos, como mel, mandioca, frutas e especiarias, esse é um universo gigante a ser explorado”, diz.
Ela comenta que a cerveja produzida nas grandes cervejarias do País, em sua maioria, utilizam insumos de baixa qualidade para produzir em larga escala. “Dizemos que o lema do mundo cervejeiro artesanal é ‘beba menos, beba melhor’, justamente por priorizar a qualidade, acima de tudo, onde o consumidor pode apreciar bebidas com personalidade única, com sabor e aroma diferenciados”, completa a empresária.
Quanto ao valor, Helena ressalta que o custo de uma cerveja artesanal é um pouco maior, mas isso não impede o consumo eventual e a apreciação da bebida. “Tem para todos os gostos, paladares e bolsos”, conclui.
Nas lojas do Fort Atacadista, por exemplo, a cerveja artesanal mais procurada é da fábrica regional Louvada, a primeira de Cuiabá. Porém, a rede ainda oferece diversas opções de cervejas artesanais, fabricadas no Brasil, como a Colorado, de Ribeirão Preto (SP), Opa Bier, de Joinville (SC), Hemmer e Eisenbahn, ambas de Santa Catarina, e Roleta Russa, do Rio Grande do Sul.
A jornalista Márcia Tomaz aprecia o sabor da cerveja artesanal, porém, não costuma ingerir com frequência. “Já experimentei alguns sabores, como a que tem coentro. Gostei, tem um sabor forte e quente”, ressalta.
As unidades do Fort Atacadista estão presentes nas Avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande, com grande variedade de cervejas, inclusive, especiais.