Direto de Brasília
Comissão de Meio Ambiente debate situação ambiental de assentamentos rurais
Compartilhe:
A situação ambiental dos assentamentos rurais será discutida na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Uma das principais preocupações é o estado de conservação das bacias hidrográficas nessas regiões. O debate interativo está marcado para a terça-feira (26), às 10h30.
O senador José Medeiros (Pode-MT), que pediu a audiência, lembrou que os assentamentos podem interferir diretamente no equilíbrio dos recursos naturais. Entre os aspectos afetados estão o regime de vazão, a quantidade e qualidade da água de córregos e rios, a preservação do potencial produtivo do solo e a manutenção da biodiversidade nas áreas de reserva legal e de preservação permanente, especialmente as matas ciliares.
“O estado de conservação das bacias hidrográficas e a redução do desmatamento de áreas sensíveis são aspectos fundamentais para a sustentabilidade das atividades agropecuárias”, lembrou o senador.
Foram convidados para a reunião o chefe da Divisão de Recursos Naturais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ruberval Lopes da Silva, e um representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.