Rondônia
Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Porto Velho
Compartilhe:
Começaram neste mês a instalação de novas paradas de ônibus em Porto Velho. A previsão da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) é instalar 131 abrigos até dezembro deste ano. O novo modelo tem banco, lixeira e espaço para publicidade. Outra novidade é a colocação de QR code nas paradas para acessos aos horários das linhas.
O trabalho de colocação das estruturas está sendo feito por reeducandos do sistema penitenciário. Parte do recurso é de compensação paga por empresas e outra parte de recursos próprios da prefeitura.
Até esta segunda-feira (22), sete abrigos já foram instalados e 50 estão em produção. Ao todo, Porto Velho tem 1.229 paradas, mas apenas 309 possuem abrigo.
Conforme a Semtran, alguns abrigos antigos serão retirados e substituídos pelo novo modelo. As estruturas antigas serão reformadas e reimplantadas em áreas periféricas da cidade.
Veja mais: Prefeitura instala novos abrigos de ônibus em Porto Velho
O gerente de estudo e planejamento de transportes da secretaria, João Luiz Ferreira, diz que mesmo sendo de metal os abrigos não prejudicam o conforto térmico.
“O objetivo é oferecer um conforto melhor aos usuários do transporte coletivo. É irreal falar que não vai ter uma pequena demora, então nós estamos oferendo um conforto”, explicou.
Anailton Pereira está desempregado e usa o transporte coletivo para ir em busca de trabalho. Ele diz que gostou das novas paradas e que elas devem compensar um pouco o grande tempo que precisa esperar até a chegada de um coletivo.
“Pra quem não tinha nada, está bom. Mas por ser uma capital, poderia ter condições melhores tanto as paradas quanto os ônibus em si”, declarou.
Os abrigos estão sendo produzidos por uma construtora de Porto Velho, que venceu a licitação de R$ 1,4 milhão para a construção de até 300 unidades.