Aripuanã
Nexa realiza evento oficial de construção do Projeto Aripuanã
Compartilhe:
Um novo projeto de mineração sem barragens de rejeitos, que serão empilhados a seco. Uma obra que vai reaproveitar 100% da água usada no processo produtivo. Um programa de valorização de mão-de-obra inclusivo, que pretende empregar 50% de mulheres na operação. Esses são os planos da Nexa para o empreendimento de mineração e produção de concentrados de zinco, cobre e chumbo na cidade do Noroeste do Mato Grosso.
“Este é o maior investimento da Nexa no Brasil e da indústria mineral no Mato Grosso. Vamos construir em Aripuanã um exemplo de excelência e sustentabilidade em mineração no País”, declarou Tito Martins. “O Projeto Aripuanã vai gerar emprego e renda para os aripuanenses, além de colaborar para o desenvolvimento econômico da região Noroeste do Estado”. O evento realizado hoje 11.07 tem o objetivo de oficializar junto ao público local a implantação do empreendimento.
O Projeto terá investimento total de R$ 1,5 bilhão e vai gerar 1.600 empregos na fase de construção, que deve ser finalizada até início de 2021, e 750 na operação, além do crescimento de 3 a 4 vezes na geração de empregos indiretos. A mina, que será subterrânea e terá até 650 metros de profundidade, tem produção prevista de 2,3 milhões de toneladas de minério bruto por ano. A produção média anual está estimada em 66,7 mil toneladas de zinco, 23 mil toneladas de chumbo e 3,7 mil toneladas de cobre.
“O projeto Aripuanã é de grande importância para o desenvolvimento do Estado porque trará novas perspectivas para o empresariado do Noroeste de Mato Grosso, que só tem a ganhar com a geração de empregos, circulação do dinheiro e aparecimento de novas oportunidades”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. “O projeto conta com o apoio do Governo do Estado”.
Qualificação da mão de obra local e processos modernos
Está em andamento uma parceria da Nexa com o Senai-MT, o Programa de Qualificação Profissional que oferece cursos em diversas áreas. A Nexa vem valorizando a mão de obra feminina nos seus empreendimentos e tem como meta 50% de profissionais femininas na futura operação do Projeto Aripuanã. O primeiro passo foi dado: o Programa de Qualificação selecionou 54% de mulheres, uma demonstração clara do interesse delas por espaço no mercado de trabalho também na indústria mineral.
“Estamos incentivando a articulação entre empresas e associações comerciais para maximizar esse efeito, além da contratação de serviços e insumos locais. O nosso compromisso é empregar o que há de mais moderno em tecnologia e excelência operacional”, destacou o vice-presidente de Desenvolvimento e Execução de projetos da Nexa, Valdecir Botassini.
Investimentos sociais e ambientais
Com o sinal verde do órgão ambiental por meio da Licença de Instalação, concedida em dezembro de 2018, a Nexa abriu frentes de trabalho e parcerias com diversas entidades, consultorias e órgãos públicos para execução de diversos programas e ações nas áreas de saúde, educação, segurança pública, trânsito, educação ambiental, fortalecimento do empreendedorismo e das vocações econômicas locais.
Desde 2015, a Nexa desenvolve programas socioambientais em parceria com a Prefeitura de Aripuanã. Destaque para o Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que tem contribuído para a melhoria do ensino da rede pública municipal. Outra frente de trabalho é o Apoio à Gestão Pública (AGP). As ações são realizadas com apoio do Instituto Votorantim.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru. Possui mais de 5 mil empregados, que atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto. Para mais informações, acesse [www.nexaresources.com]www.nexaresources.com.