Mato Grosso
Fiscalização encontra atuação irregular de profissionais, medicação vencida e falta de higiene em hospitais em Mato Grosso
Compartilhe:
Uma fiscalização encontrou diversas irregularidades em unidades hospitalares de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Os principais problemas foram a atuação irregular de profissionais, medicação vencida e falta de higiene. A força-tarefa começou na segunda-feira (25) e continua nesta terça-feira (26).
A fiscalização, coordenada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), percorreu o Hospital Municipal Doutor Antônio dos Santos Muniz, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Olivar Amâncio de Carvalho e o Hospital Regional de Rondonópolis.
Roupas de pacientes no mesmo armário de materiais, como ataduras na UPA, em Rondonópolis — Foto: Coren/MT/Assessoria
De acordo com o Coren-MT, no hospital foram detectados profissionais em exercício irregular da profissão e desvio de função, sendo um técnico de enfermagem designado para executar a classificação de risco, além de outras inconformidades.
Na UPA foram detectados também preenchimento incorreto de prontuários, inexistência de cálculo de dimensionamento de pessoal e ausência de enfermeiro, além de um caso de exercício irregular da profissão.
Há também inconformidades como medicações sem identificação, pacientes e leitos não identificados, más condições de higiene, com lixeira sem tampa e descarte incorreto de material, entre outras.
Lixo sem tampa no setor de suturas na UPA de Rondonópolis — Foto: Coren-MT/Assessoria
Os fiscais verificam questões relacionadas ao exercício profissional que colocam em risco a assistência prestada ao paciente, como o exercício ilegal e irregular da enfermagem, e também observam demandas de gestão.
A fiscalização no Hospital Regional será feita até o final da tarde desta terça-feira.