Saúde
5 Razões Pelas Quais Você Ganha Peso Durante o Período Menstrual
Compartilhe:
Veja como seu ciclo menstrual pode afetar o número na balança.
Como a maioria das coisas relacionadas à menstruação, a impressão de que este período pode causar ganho de peso não é coisa da sua cabeça. Na verdade, há inúmeras razões físicas e psicológicas do porquê a menstruação adiciona alguns números na balança que podem acabar ficando, mesmo depois do período. A boa notícia: com o conhecimento do “porquê” e “como”, você não precisará se preocupar mais. Aqui está o que você precisa saber:
1. Retenção de Líquidos
Se sentir inchada é uma reclamação comum durante o ciclo menstrual, quando níveis elevados de hormônios reprodutivos femininos, estrogênio e progesterona levam a uma mudança no ponto de ajuste do corpo para o sódio e causam retenção de líquidos. “Isso pode ser mais perceptível para as mulheres durante a segunda metade do ciclo, quando o estradiol, o mais potente e comum dos três hormônios estrogênicos, e os níveis de progesterona, são mais altos”, diz Heather Huddleston, professora no Centro de Saúde Reprodutiva da UCSF, nos Estados Unidos.
Para evitar essa situação, evite alimentos com muito sal durante a segunda metade do seu ciclo menstrual. Evite também os diuréticos, diz Amy Stephens, médica obstetra e ginecologista em Cleveland. “Em casos graves, eles podem ser receitados a algumas mulheres, mas isso deve ser feito em conjunto com seu ginecologista”, esclarece.
2. Constipação
Seu período menstrual afeta o funcionamento gastrointestinal para eliminar os resíduos do seu corpo. “A progesterona causa um relaxamento dos músculos, levando a uma redução da mobilidade gastrointestinal, o que pode levar a inchaço e constipação em algumas mulheres”, explica Huddleston. Para reduzir ambos, aumente a quantidade de fibras em sua dieta, principalmente na segunda metade do ciclo menstrual.
3. Ingestão de Alimentos
A progesterona desempenha outro papel importante durante a segunda metade do ciclo menstrual: aumenta o apetite, fazendo com que você coma mais. “O consumo excessivo consistente, que não é compensado pelo aumento da atividade física, pode levar ao ganho de peso permanente”, alerta Heather Huddleston.
Para evitar ganhar peso, evite alimentos que diminuam o bem-estar em geral. “Infelizmente, você irá evitar coisas que realmente deseja, como alimentos açucarados ou carboidratos, além de cafeína, álcool e alimentos com muito sal.”, conclui.
4. TPM
Para a maioria das mulheres, o ciclo mensal começa com pelo menos um dos sintomas conhecidos como “tensão pré-menstrual”, ou TPM. Cerca de uma ou duas semanas antes do início do período real, aparecem o inchaço, desejo por comida ou ganho de peso. Depressão ou ansiedade também são características comuns.
Ela surge cerca de 7 a 10 dias antes do período menstrual e se mantém até o final do ciclo.
Acredita-se que a TPM é causada por alterações cíclicas na serotonina química do cérebro. “Para algumas mulheres, esses sintomas de humor também podem levar ao aumento da ingestão de alimentos”, diz Dr. Huddleston.
Cerca de 3 a 8% das mulheres podem experimentar uma forma grave de TPM conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Desejos de alimentos específicos ou compulsão alimentar são alguns dos sintomas da TDPM.
Se você tiver algum desses sintomas mais severos, consulte um profissional de saúde, pois eeas podem estar associadas à compulsão alimentar ou comportamentos desordenados. Para compensar o ganho de peso durante a TPM, aumente os exercícios e concentre-se em consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes.
5. Síndrome do Ovário Policístico
Se você passa por períodos irregulares e ganho de peso, pode haver motivos para visitar seu médico. A síndrome do ovário policístico, ou SOP, é um desequilíbrio dos hormônios reprodutivos que causa problemas de metabolismo. Ela afeta uma em cada 10 mulheres em idade fértil e pode ser a causa dos seus problemas.
Em mulheres obesas com SOP, a perda de peso pode ajudar a regular o ciclo menstrual. Isso acontece porque a própria gordura pode produzir estrogênio, o que possibilita causar desequilíbrios hormonais que podem afetar o ciclo.
Para a maioria das mulheres, o ganho de peso durante a menstruação é apenas temporário. Manter um estilo de vida e dieta saudáveis em geral impedirá que esse aumento na balança se torne permanente.
6. “Preguiça” de Treinar
As alterações hormonais acabam por causar um grande cansaço, trazendo aquela “preguiça” na hora de se movimentar. Isso é perfeitamente normal, mas é sempre bom tentar ao máximo realizar alguma atividade física neste período.
O exercício, através do “sistema de recompensa” pode te ajudar a lidar com os efeitos colaterais do período menstrual.
7. O próprio exercício físico
Ao realizarmos alguma atividade física de alta intensidade, principalmente visando a hipertrofia, que resulta em microlesões no tecido múscular, o corpo tenta curar essas lesões através de uma inflamação nas regiões lesionadas, o que pode contribuir para o inchaço e aumento de peso.
Progesterona engorda?
A progesterona em si não engravida, o que ocorre é que o hormônio é um dos responsáveis para preparar o corpo humano para a fecundação e, possivelmente, para uma gravidez.
Ela é responsável pela manutenção das condições adequadas para que o feto possa se desenvolver dentro da região uterina, por isso o inchaço.
De todo modo, isso pode variar de pessoa para pessoa, sendo algumas mais suscetíveis à retenção e, consequentemente, ao ganho de peso.