Conectado por

Saúde

5 passos para criar uma rotina com o recém-nascido


Compartilhe:

Publicado por

em

A maioria das mães se sentem muito perdidas quando chegam em casa com o “pacotinho” da maternidade no colo. Isso é natural, afinal de contas, a gente sabe que nossa rotina vai mudar e ainda não conhecemos aquele serzinho que acabou de chegar para a gente.

Sempre vem aquela expectativa: Será que é bonzinho ou chorão? Será que vai dormir? Será que vai mamar bem? Eu me lembro bem quando cheguei em casa com o “meu pacotinho”. Fiquei tão perdida que não sabia onde colocá-lo. Seria melhor no berço? No carrinho? Ou será no colo? Lembro que fiquei rodando pela casa como barata tonta.

Coloquei no berço, mas ele parecia tão pequeno e o berço tão grande! Achei que não estava aconchegante ali. E lembro também que eu rezava para ele não acordar, porque se acordasse eu não sabia o que fazer com ele. É claro que, por mais que a gente se prepare, sempre a realidade nos surpreende. Mas ainda acho que estar preparada para tudo é o melhor!

Criando a rotina do bebê

Criar rotinas, desde cedo, acalma o bebê e gera mais segurança tanto para o pequeno quanto para as mães. É claro que com o recém-nascido não há necessidade de criarmos rotinas rígidas e isso nem é bom.

Cada criança é única, e, aos poucos, vamos entendendo do que o nosso bebê precisa e gosta. Porém, eu acredito que um plano simples pode nos ajudar nesse momento em que nos encontramos tão perdidas, sem memória e muitas vezes com sono.

Separei aqui algumas dicas para que você entenda melhor as necessidades desse pequeno serzinho:

1 – Você não precisa ser perfeita!

Eu sei que o que mais você quer é ser uma boa mãe e fazer tudo direitinho. Mas, não se cobre muito. Entenda que vocês estão se conhecendo e está tudo bem. Você pode tentar de um jeito diferente da próxima vez se não teve sucesso em fazer seu bebê dormir, por exemplo.

Você vai aprendendo e pegando as “manhas” da criança. E, principalmente, entendendo o que funciona melhor para vocês, dependendo das preferências do bebê. Isso é só o tempo para resolver mesmo. Não há receita de bolo, nem manual de instruções.

2 – Atenção à rotina de mamadas!

Nos primeiros dias o bebê passa a maior parte do tempo dormindo. Alguns são bem dorminhocos e você precisa ficar atenta somente para alimentá-lo. Você já deve saber o quanto a livre demanda (amamentar sempre que o bebê solicitar) é importante para o sucesso da amamentação.

Mas, nesse comecinho, pode ser que para o bebê seja mais confortável dormir que mamar. E se você só amamentar na hora que ele solicitar, ele pode não ganhar peso. Não seja escrava do relógio, porém tente não deixar passar mais de 3 horas sem alimentar seu filho. Se seu bebê é daqueles que não sai do peito, é importante verificar se ele está extraindo leite o suficiente através de uma sucção efetiva.

3 – Estipule a hora de dormir

O bebê recém-nascido precisa de aproximadamente 16 a 17 horas de sono em um período de 24 horas. Proporcione um ambiente agradável e comece desde já a criar um ritual para a hora de dormir.

Não precisa ser um ritual elaborado, mas ter consistência nos horários de banho e quando o bebê é levado para o quartinho. Faça igual todos os dias e você começará a desenvolver hábitos saudáveis de sono que permanecerão por toda a vida do seu filho.

4 – Não imponha uma rotina de acordo com o que você quer!

A rotina do bebê é sempre baseada nas necessidades dele. É importante respeitar o tempo da criança, principalmente a hora de mamar e dormir.

5 – Além de mamar e dormir

Inclua entre a rotina de sono e mamadas horários para brincadeiras, passeios, banho de sol. Não seja rígida nos horários de amamentação e sono, mas modele as atividades nos intervalos.

Lembre-se também de reservar um tempo para cuidar de você. Crie uma rede de apoio para que você possa ter um tempo para recuperar a energia e estar bem para cuidar do seu pequeno.

No meu livro Sintonia de Mãe – Como Estabelecer uma Conexão Única com seu filho Através da Amamentação, dou várias dicas de como criar uma rede de apoio que realmente funcione!

Espero que essas dicas tenham ajudado. Afinal, quanto mais leve você se sentir, maior a chance de tudo fluir bem. Procure se conectar ao seu bebê, dessa forma ficará mais fácil perceber do que realmente ele está precisando em cada momento. Uma mãe nervosa, estressada e cansada tem muita dificuldade em fazer isso. O bem-estar do bebê está diretamente ligado ao seu bem-estar!

Andressa Bortolasso
Escrito por Andressa Bortolasso
Odontologia – CRO 68734/SP
Por Especialistas – Em 12/12/2019
Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com