Medicina
4 sinais de que seu corpo precisa de descanso
Compartilhe:
Ao que tudo indica o mês de abril chegou para favorecer o descanso, viu? Isso porque dois feriados se aproximam com apenas uma semana de diferença. Bom demais, né? Com isso, é chegada a hora também de dar uma pausa nos afazeres e descansar sem culpa. Afinal, não há organismo que aguente viver sempre na pressão e correria.
Inclusive, você sabia que o seu corpo emite alguns sinais quando precisa de descanso? E isso não vale apenas para o cansaço físico: a saúde mental também cansa — e muito! Por essa razão, é superimportante entender a si mesmo e reconhecer quando é hora de respirar e cuidar de si mesmo. Vamos aprender quais são esses alertas?
4 sinais de que corpo e mente precisam descansar
Confira algumas situações que indicam exaustão e reflita se isso está acontecendo com você!
Mau-humor: dia sim e outro também
Quanto maior o cansaço, mais irritado e impaciente você vai se sentir. E como essas sensações não são nada boas, prepare-se para lidar com o mau-humor. É claro que, vez ou outra, é comum se sentir assim, mas quando a situação é constante algo não vai bem por aí e seu corpo está tentando avisar sobre isso, pedindo mais tranquilidade e descanso. Respire fundo e faça uma pausa!
Simplesmente exausto(a)
No final do dia, é comum sentir aquele cansaço de quem trabalhou por várias horas. Porém, a sensação de completa exaustão e fadiga constante não é normal. E se você não olhar para isso logo, algumas consequências podem surgir, como o esgotamento mental e físico ou até mesmo um caso de Burnout.
Sempre tenso(a)
Nós costumamos ficar tensos em dias mais difíceis ou quando passamos mais nervosos, ou seja, a tensão não deve acontecer diariamente, nem virar um hábito. Após algumas horas sentado na mesma posição, vale levantar, se mexer e fazer uma pequena pausa. Se aliada ao estresse e ansiedade, a tensão pode causar ainda dores no corpo.
Busque por descanso
Se você deu checklist em um ou mais desses sinais, é preciso admitir: chegou a hora de descansar! Para isso, programe momentos de autocuidado, invista na terapia, em práticas tranquilas como yoga e meditação e aprenda a curtir o tempo livre sem culpa.
Fonte: Gympass, plataforma de bem-estar coletivo, em parceria com o Guia da Alma.