AL/MT
2ª Encontro de Vereadoras de Mato Grosso é realizado na AL/MT
Compartilhe:
A presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB), participou do evento e destacou a importância de desenvolver políticas públicas para garantir uma maior participação das mulheres na política e em cargos de lideranças.
LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sediou o 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso, realizado pela União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT), nesta quarta-feira (19). O evento reuniu cerca de 130 vereadoras que atuam no estado. A presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB), participou do evento e destacou a importância de desenvolver políticas públicas para garantir uma maior participação das mulheres na política e em cargos de lideranças.
Ao todo, 228 mulheres ocupam cargo de vereadora municipal de um total de 1404 vagas distribuídas nos 141 municípios, uma participação de apenas 16%. A baixa representatividade feminina é uma consequência dos anos de direitos desiguais entre homens e mulheres, que por muitos anos foram impedidas de votar, de se candidatar a cargos políticos e até hoje recebem tratamento diferentes no mercado de trabalho, como apontam pesquisas.
A vereadora e vice-presidente da UCMMAT, Rhilary Milleid, 22, está em seu primeiro mandato pelo município de Indivaí e destacou a importância do evento para capacitar as mulheres para que ocupem os lugares com propósito político.
“Nós enfrentamos o desafio de romper barreiras impostas desde a concepção da mulher. Temos o tempo todo que nos mostrar capazes, ser resilientes, nós estamos de fato em lugar de desigualdade. E isso também é uma realidade dentro da política, pois estamos em desigualdade nos cargos, dentro dos partidos. Por isso precisamos virar a chave de ser vista como cota para passarmos a ser chamadas para ocupar lugares de liderança”, destacou a vereadora.
A deputada estadual Janaina Riva afirmou que para a Assembleia Legislativa é muito importante receber essas mulheres, entender os problemas que enfrentam no dia a dia, falar sobre violência política que são geradas no interior do estado. “Precisamos entender porque para as mulheres é tão difícil participar do meio político, promover o debate e trabalhar o quanto ainda temos por avançar. Reunimos vereadoras de todos os partidos, a nossa identidade está no nosso gênero e precisamos reunir essas mulheres, melhorar o diálogo entre elas e aproximar cada vez mais da Assembleia”.
Durante o debate, que reuniu lideranças femininas de diferentes segmentos da sociedade, Janaina Riva destacou as dificuldades que as mulheres precisam superar para estar no mercado de trabalho, cuidar das atribuições familiares e mesmo assim não terem as mesmas condições e reconhecimentos que os homens. “É preciso investir em educação, capacitar nossas meninas para que tenham independência financeira, para que não tenham uma gravidez precoce, para que não dependam de suas famílias, de seus companheiros”.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, falou sobre os enfrentamentos que as mulheres fazem para ocupar lugares, como dentro do ambiente jurídico. “A OAB Mato Grosso possui 90 anos e neste período eu sou a 2ª mulher a presidir a entidade e com um intervalo de 28 anos desde que a primeira presidente, a desembargadora Maria Helena Póvoas, foi eleita. Então há avanços, mas ainda tem muito em que avançar, seja no judiciário, seja aqui na Assembleia Legislativa”.
Também participaram do evento os deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos) e Dr. João. Guimarães, em seu discurso, falou que a maior participação das mulheres também depende dos homens, que não podem buscar as mulheres nas vésperas das eleições apenas para cumprir a cota de 30% de candidatas mulheres. “Eu sempre pergunto, o que estamos fazendo para trazer as mulheres para dentro do partido, para participar da construção política?”.
O secretário de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, participou da abertura do debate e falou que as mulheres precisam se unir para lutar por espaço e cobrar que os homens também lutem por elas. “Não basta o homem falar que apoia, é preciso fortalecer as candidaturas de mulheres”.
O evento também contou com a palestra sobre empoderamento feminino com Quézia Limoeiro e sobre violência de gênero com a delegada Jorzi Criveletto. O 2º Encontro foi realizado pela UCMMAT com apoio da Assembleia Social.
Secretaria de Comunicação Social