Mato Grosso
27 barras de ouro encontradas com idoso em MT devem ser incorporadas ao patrimônio da União, determina Justiça
Compartilhe:
O juiz federal Paulo Cézar Alves Sodré determinou que as 27 barras de ouro apreendidas com um idoso de 75 anos, em 2015, em Cuiabá, sejam incorporadas ao patrimônio da União. Na decisão publicada no dia 25 deste mês, ele também determina a devolução dos bens do suspeito.
As barras serão custodiadas pela Caixa Econômica Federal e devem passar por exame papiloscópico. O juiz também determinou que a Agência Nacional de Mineração tome as providências para a incorporação do material ao patrimônio da União.
A prisão
Aposentado de 75 anos foi flagrado transportando barras de ouro. — Foto: Carolina Holland/ G1
Em junho de 2015, um idoso, com 75 anos, na época, foi preso flagrado com 27 barras de ouro dentro de uma mochila num ônibus interestadual na BR-364, no perímetro urbano de Cuiabá. O aposentado, Identificado como João Massuia, é da cidade de São José do Rio Preto (SP). O suspeito tinha saído de Araputanga, a 371 km de Cuiabá, com destino a São Paulo (SP).
O material apreendido com ele pesou 12,26 kg e foi avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão.
O ônibus foi parado em uma abordagem de rotina. Durante a fiscalização, os policiais rodoviários federais estranharam o peso da mochila do idoso e quando abriram, descobriram o ouro.
À polícia, o suspeito alegou que tinha pego a mochila com um homem na rodoviária da capital mato-grossense e que receberia R$ 500 para levá-la até São Paulo.