Política
24 deputados estaduais tomam posse na ALE-RO; Saiba quem é quem
Compartilhe:
24 deputados estaduais eleitos assumem oficialmente nesta sexta-feira (1°) os cargos conquistados nas eleições gerais de 2018 para a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Será uma nova Assembleia Legislativa, com uma renovação de 50% dos membros.
A 10ª legislatura do parlamento rondoniense terá como característica a fragmentação partidária. Serão 16 partidos a ocuparem assentos na ALE-RO. Em 2019, todos os deputados eleitos já exerceram ou disputaram algum cargo político.
Com isso, o G1 levantou informações sobre os 24 membros da Casa, que terá como missão elaborar e aprovar mudanças no rumo do estado durante os próximos quatro anos.
Veja abaixo, em ordem alfabética, quem toma posse nesta sexta-feira (1°):
Adailton Fúria
Adailton Fúria — Foto: Facebook/Reprodução
O advogado Adailton Antunes Ferreira chega à ALE-RO após perder a eleição para prefeito de Cacoal em 2016. Com mais de 12 mil votos, o futuro parlamentar representará o PSD na Casa. Ele também já foi filiado ao PSDB e PRB, no qual já foi vereador.
Adelino Follador
Adelino Follador — Foto: Facebook/Reprodução
Político de careira do Democratas, o agente administrativo estará em seu terceiro mandato como deputado estadual. Em seu primeiro mandato chegou a concorrer a prefeitura de Ariquemes, mas não se elegeu. Recebeu mais de 12 mil votos.
Aélcio da TV
Aélcio da TV — Foto: Facebook/Reprodução
Aélcio José da Costa se tornou conhecido por apresentar um programa televisivo no estado. Entrou na política como vereador pelo PP em 2012. Interrompeu seu mandato após ser eleito deputado estadual pelo mesmo partido em 2014. Em 2019 retorna ao parlamento estadual após conquistar mais de 10 mil votos.
Alex Redano
Alex Redano — Foto: Facebook/Reprodução
Após passar por três partidos desde 2004, Alex Mendonça Alves retorna à ALE-RO agora pelo PRB, um dos partidos com a maior bancada na Casa em 2019. Já foi vereador de Ariquemes pelo PRTB antes de se eleger deputado pelo Solidariedade em 2014. Em 2018 recebeu mais de 13 mil votos.
Anderson do Singeperon
Anderson do Singeperon — Foto: Facebook/Reprodução
O ex-servidor público e integrante do sindicato dos agentes penitenciários de Rondônia chegou à ALE-RO após disputar as eleições de 2014 como suplente pelo PV. Em 2019, Anderson da Silva Pereira chega pelo PROS para seu segundo mandato, após receber mais de 11 mil votos.
Cabo Jhony Paixão
Cabo Jhony Paixão — Foto: Facebook/Reprodução
Interrompeu seu mandato como vereador de Ji-Paraná para concorrer a uma vaga na ALE-RO em 2018. Policial militar, Jhony Pedro da Paixão vai engrossar a fileira do PRB no parlamento estadual, após ser eleito com mais de 12 mil votos.
Cassia das Muletas
Cassia das Muletas — Foto: Facebook/Reprodução
A ex-vereadora de Jaru, Cassia Gomes dos Santos disputou uma das cadeiras do parlamento pelo Podemos em 2018, após perder a disputa pela vice-prefeitura de Jaru quando ainda era filiada ao PRB em 2016. Será uma das duas mulheres eleitas entre os deputados estaduais de Rondônia.
Cirone da Tozzo
Cirone da Tozzo — Foto: Facebook/Reprodução
O empresário Elcirone Moreira Deiro deixa o mandato de vice-prefeito de Cacoal para compor a ALE-RO. Ele foi eleito para o cargo executivo em 2016 pelo PP. Já nas eleições de 2018, o novo parlamentar conquistou mais de nove mil votos pelo Podemos.
Chiquinho
Chiquinho — Foto: Facebook/Reprodução
O servidor público estadual, Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho, conquistou uma das 24 cadeiras da ALE-RO após receber mais de nove mil votos pelo PSB. Em 2014 chegou a disputar o mesmo cargo pelo MDB.
Dr. Neidson
Dr. Neidson — Foto: Facebook/Reprodução
O deputado reeleito Neidson de Barros Soares chega para seu segundo mandato após conquistar mais de 10 mil votos. Se reelegeu pelo PMN, mas começou a carreira política pelo antigo PT do B, hoje Avante.
Edson Martins
Edson Martins — Foto: Facebook/Reprodução
Foi um dos três parlamentares reeleitos pelo MDB. Edson Martins de Paula retorna para o seu segundo mandato após receber mais de 11 mil votos em 2018. Seu partido terá uma das maiores bancadas da Casa.
Ezequiel Neiva
Ezequiel Neiva — Foto: Facebook/Reprodução
O militar reformado foi diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) no governo anterior. Após passar pelo MDB e o PPS, Ezequiel conquistou uma das cadeiras do parlamento estadual após receber mais de 11 mil votos, agora filiado ao PTB.
Ismael Crispin
Ismael Crispin — Foto: Facebook/Reprodução
Ex-vereador de São Miguel do Guaporé, o agora parlamentar pelo PSB, chega ao parlamento estadual após receber mais de oito mil votos. Iniciou a carreira política em 2012 quando se tornou vereador, se reelegendo quatro anos depois.
Jair Monte
Jair Monte — Foto: Facebook/Reprodução
Jair Monte disputou todas as eleições municipais e estaduais desde 2006. Destas, perdeu três disputas para deputado federal e ganhou duas eleições para vereador de Porto Velho. Casado, Jair tem 48 anos e entra na ALE representando o PTC.
Jean Mendonça
Jean Mendonça — Foto: Facebook/Reprodução
O novo parlamentar começou na política como vereador pela cidade de Pimenta Bueno em 2008. Ainda no mesmo partido, o PTB, se tornou prefeito da cidade em 2012. Perdeu a reeleição em 2016 e dois anos depois conquistou uma das cadeiras na ALE-RO, agora pelo Podemos.
Jean Oliveira
Jean Oliveira — Foto: Facebook/Reprodução
O pecuarista Jean Carlos Scheffer Oliveira foi um dos deputados do MDB reeleitos para o parlamento de Rondônia pela terceira vez consecutiva. Segundo candidato mais votado para o cargo, o parlamentar alcançou mais de 17 mil votos. Durante a legislatura anterior foi o líder do governo na assembleia. Foi filiado ao PSDB até as eleições de 2014.
Laerte Gomes
Laerte Gomes — Foto: Facebook/Reprodução
Único representante do PSDB na ALE-RO, o deputado reeleito já foi prefeito de Alvorada do Oeste pelo PR. Em 2014, o comerciante concorreu a deputado estadual pelo PEN, hoje Patriota. Recebeu mais de 16 mil votos.
Lazinho da Fetagro
Lazinho da Fetagro — Foto: Facebook/Reprodução
Político de carreira desde 2010, o parlamentar Lázaro Aparecida Dobri estará em seu terceiro mandato na Casa. Com mais de 14 mil votos, o deputado será o único representante do PT na ALE-RO.
Lebrão
Lebrão — Foto: Facebook/Reprodução
José Eurípedes Clemente, conhecido como Lebrão, também foi reeleito pela terceira vez consecutiva para o cargo, como o candidato mais votado para deputado estadual em 2018. Foram mais de 20 mil votos em todo o estado. Começou a carreira política pelo MDB após perder a disputa para a prefeitura de São Francisco do Guaporé em 2008.
Luizinho Goebel
Luizinho Goebel — Foto: Facebook/Reprodução
Mais um deputado reeleito, o parlamentar Luiz Alberto Goebel, do PV, retornará à ALE-RO pela terceira vez com mais de 16 mil votos. Chegou a disputar, durante o seu primeiro mandato como parlamentar em 2012, a prefeitura de Vilhena, mas não se elegeu.
Marcelo Cruz
Marcelo Cruz — Foto: Facebook/Reprodução
O ex-vereador de Porto Velho deixa o mandato após conquistar a vaga de deputado estadual, recebendo mais de oito mil votos. Iniciou a vida política pelo PTB em 2008, passou pelo PSC e retornou ao partido de origem em 2016.
Pastor Alex Silva
Pastor Alex Silva — Foto: Facebook/Reprodução
O terceiro deputado eleito pelo PRB em Rondônia conquistou uma cadeira após receber mais de nove mil votos no ano passado. Francisco Alexsandro da Silva disputa eleições pelo mesmo partido desde 2014.
Rosângela Donadon
Rosângela Donadon — Foto: Facebook/Reprodução
Uma das únicas duas mulheres eleitas para o cargo, a deputada foi reeleita após garantir uma vaga pelo PDT no ano passado. Ainda no mesmo ano, a parlamentar chegou a disputar as eleições suplementares de Vilhena, após a prefeita, que é da mesma família dela, ter seu mandato cassado. Rosângela perdeu a disputa após ter o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça.
Sargento Eyder Brasil
Sargento Eyder Brasil — Foto: Facebook/Reprodução
É o único representante do PSL, partido do atual governador de Rondônia. O membro das Forças Armadas conquistou uma das cadeiras no parlamento, após receber mais de nove mil votos. Também chegou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Velho pelo PSDB em 2016.