Medicina
12 sintomas do câncer de mama que você deve ficar de olho
Compartilhe:
O câncer de mama é uma doença que, infelizmente, tem altas taxas no Brasil e no mundo. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Câncer, o contratempo atinge mais de 66 mil mulheres no país. O que faz urgente saber identificar os principais sintomas do câncer de mama, adversidade que afeta a saúde da mulher.
O câncer de mama predomina entre as mulheres, sendo que os homens representam 1% nos índices de pessoas que sofrem com o mal. Alguns fatores como fumar, beber álcool em excesso e ter uma vida sedentária aumentam as chances de que o problema se instale. E ele se divide em três tipos: HER2 negativo, HER2 positivo e Triplo-negativo.
Para se prevenir e fazer um tratamento a tempo de reverter a situação, caso um nódulo no seio seja identificado, confira este post. O Sempre Bem listou 12 sintomas do câncer de mama que você deve ficar de olho!
Confira 12 sintomas do câncer de mama
Fazer exames de rotina e seguir com o autoexame, que é tocar a mama em busca de alterações no órgão, é primordial para descobrir um câncer de mama precoce. Esse é o primeiro passo para conseguir buscar ajuda médica adequada e conseguir um tratamento do câncer menos agressivo e com grandes chances de sucesso.
1. Nódulos na mama
Pequenos caroços que podem ou não doer ao toque são os sintomas de câncer de mama mais indicativos do problema. Portanto, ao perceber qualquer saliência interna mais dura, busque ajuda médica.
2. Alterações no bico do seio
O bico do seio é uma região sensível, e quando há um quadro de câncer de mama ele tende a ficar com alguma deformidade, cor estranha ou com saliências. Dores também são comuns na área.
3. Líquido estranho que sai da mama
Qualquer líquido que não seja leite materno, que saia da mama, levanta a suspeita de que seja um sintoma de câncer de mama. Se doer ao sair e conter sangue, deve ser encarado como um problema urgente a ser tratado.
4. Pele avermelhada e enrugada
A pele enrugada — parecida com a casca de laranja — que ganha um aspecto avermelhado deve receber atenção, pois indica um possível câncer de mama.
5. Nódulos nas axilas ou pescoço
Pode ser que esses sinais de câncer de mama apareçam, mas eles são menos comuns em relação a vários outros. Portanto, examine essas áreas também.
6. Inchaço de uma parte da mama ou toda
O inchaço de uma ou das duas mamas indica que algo estranho está acontecendo com a saúde dos seios. Logo, isso deve ser acompanhado por um médico especializado.
7. Dor na mama ou no bico do seio
Dores na mama ou na aréola, que aparecem ao toque ou não, são passíveis de serem sintomas de algum tipo de câncer de mama.
8. Mamilo para dentro
Um tipo incomum de sinal de câncer de mama, mas que pode ocorrer em alguns casos. Verifique se esse indício persiste ou foi apenas por um momento, pois, no primeiro caso, indica algo sério.
9. Alterações no formato da mama
Mudanças em volta do seio, que mostrem alguma deformidade, devem ser vistos mais de perto e investigados por um médico.
10. Coceiras frequentes na mama
Às vezes as coceiras são comuns, porém, especificamente nos seios e sendo persistentes, exigem intervenção de um dermatologista ou diretamente com o ginecologista ou mastologista. Este é o profissional especializado na saúde das mamas.
11. Sulco ou afundamento do seio
Sulcos são “caminhos” na mama, que aparecem como uma marca de que algo foi apoiado ou comprimido contra o seio — como um cinto de segurança. Portanto, precisam de um olhar atento.
12. Cor estranha da aréola
Observar a cor do bico do seio e da aréola é essencial para que qualquer alteração na tonalidade área seja percebida com rapidez.
Depois de entender quais são os sintomas do câncer de mama, para que o diagnóstico seja confirmado, é preciso procurar a ajuda de um profissional da saúde, que contará com exames para detectar a enfermidade. Por exemplo, a mamografia e o ultrassom.
Assim que confirmado o problema na mama, alguns dos tratamentos recomendados pelo médico incluem a radioterapia, a terapia biológica e a quimioterapia. Vale reforçar que a escolha por um tratamento ou outro depende do caso. E apenas o médico responsável irá prescrever qual será o procedimento adotado.
O primeiro passo para identificar os sintomas do câncer de mama são: fazer o exame de toque e a mamografia anual. Eles são muito importantes e devem ser levados como a chance de conseguir um tratamento a tempo de reverter a situação.
Semprebem.paguemenos.com.br