Publicada em 12/09/2017 às 14:50

Saúde inicia campanha de multivacinação em Cuiabá

São 14 vacinas que podem ser encontradas em 71 salas de imunização. A iniciativa segue até o dia 22 deste mês, mas no próximo sábado (16) acontece o dia “D” de mobilização nacional.

A campanha de multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes começou ontem, em Cuiabá. Ao todo, são 14 vacinas que podem ser encontradas em 71 salas de imunização. A iniciativa segue até o dia 22 deste mês, mas no próximo sábado (16) acontece o dia “D” de mobilização nacional.

Durante a semana, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as salas de vacinação estarão abertas nos períodos matutino e vespertino, das 7h às 11 horas e das 13 às 17 horas. Porém, em alguns, como no PSF Ana Poupina, que fica na Rua Carmindo de Campos, o atendimento só vem sendo feito a partir das 13 horas. Já no posto do Dom Aquino, funcionários informaram que a vacinação não estava sendo realizada devido a uma reforma. No sábado, o atendimento será a partir das 8 horas, sem intervalo de almoço.

As vacinas disponíveis no calendário nacional de vacinação para as crianças são BCG, pentavalente, poliomielite oral e inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, rotavírus, hepatite B, tríplice bacteriana, dupla adulto, tríplice viral, tetra viral e hepatite A. Já para os adolescentes são hepatite B, HPV, tríplice viral, dupla adulto e meningocócica C.

De acordo com a coordenadora de Programas Estratégicos da Diretoria Técnica de Atenção Primaria da SMS, Lidiane Cunha Siqueira, a campanha visa atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescente menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

“Essas vacinas são da rotina, disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, nesse período, estaremos trabalhando para melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde além de abrirmos uma oportunidade para que os pais ou responsáveis possam colocar em dia a vacina de seus filhos”, informou por meio da assessoria.

Ela reforça que é importante que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitem ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização.

Siqueira frisa ainda que todas essas vacinas estão disponíveis o ano inteiro, gratuitamente pelo SUS. Para que a população possa tirar suas dúvidas ou obter outras informações a SMS de Cuiabá disponibiliza o telefone 3617-7309.

Autor: diariodecuiaba.com.br
Fonte: diariodecuiaba.com.br

Comente com o Facebook