Publicada em 11/01/2017 às 11:59

Musculação para idosos. Quais são os benefícios?

A musculação era vista apenas como uma maneira de adquirir um corpo bonito, musculoso e exuberante e praticada sobretudo por jovens.

Resultado de imagem para Musculação para idosos

 

Os idosos devem praticar atividades físicas?

Até a pouco tempo pensava-se que o idoso não devia fazer exercícios. A musculação era vista apenas como uma maneira de adquirir um corpo bonito, musculoso e exuberante e praticada sobretudo por jovens. Mas esses conceitos vêm mudando radicalmente.

Na atualidade, a musculação é vista também como uma questão de saúde e de qualidade de vida e no idoso faz contrapartida à perda de massa muscular que tende a ocorrer nessa fase da vida, sobretudo nas pessoas sedentárias.

Qual o papel da musculação no organismo?

Descobriu-se que não é porque se envelhece que se pára, mas, ao contrário, que é porque se pára que se envelhece mais rapidamente. A antiga imagem passiva da “cadeira do vovô” vem sendo substituída pela concepção de uma vida mais dinâmica e ativa. Associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio, reduz significativamente os riscos cardíacos, os riscos de quedas, a osteoporose e as incapacitações físicas, ajuda a prevenir ou solucionar o sobrepeso e melhora a postura e o condicionamento psíquico.

Algumas doenças que vêm junto com o envelhecimento como a osteoporose, a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, as doenças degenerativas e as cardiopatias também podem se beneficiar dos exercícios. Assim, a musculação não só ajuda as pessoas a viverem mais como a terem uma melhor qualidade de vida.

Quando começar?

Com a progressão da idade, nossa estatura começa a diminuir, o arco do nosso pé se planifica, os desvios da coluna aumentam, a coordenação motora se faz mais difícil, o equilíbrio diminui, mais gordura é acumulada e perde-se massa muscular. A musculação pode minorar ou corrigir muitos desses males.

Quanto mais cedo ela for iniciada, melhores serão os resultados, mas ela pode ser começada a qualquer momento da vida, desde que os exercícios sejam perfeitamente adequados e orientados por um profissional habilitado e, de preferência, acompanhados por um personal trainer.

Antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é obter a avaliação e a orientação de um médico da usa confiança para evitar futuros problemas.

Quais são os principais benefícios da musculação para os idosos?

  • Aumenta a autonomia funcional da pessoa.
  • Permite retomar algumas atividades que já tinham sido abandonadas.
  • Em muitos casos complementa ou substitui a ação de medicamentos.
  • Fortalece os músculos e diminui a pressão sobre as articulações.
  • Ajuda na prevenção de muitas enfermidades como hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade.
  • Melhora a auto-estima ao inserir ou reinserir a pessoa em novas atividades.

 

Veja ainda:

 

Publicada em 11/01/2017 as 11:48

Brasil está sentado em 'bomba-relógio', diz especialista sobre febre amarela

Após alta em número de casos suspeitos notificados no interior de Minas Gerais pesquisadores temem risco de doença chegar a centros urbanos

Publicada em 11/01/2017 as 10:31

Lanches de alimentos veganos para o pré e pós-treino

Uma alimentação adequada pré e pós-treino é essencial para que a prática física não prejudique a sua saúde e você alcance os objetivos esperados.

Publicada em 10/01/2017 as 19:09

Justiça concede habeas corpus a casal que cultiva maconha para fins medicinais

Margarete Santos de Brito e Marcos Lins Langenbach utilizam a maconha para o tratamento da filha, que sofre de uma doença rara e depende do extrato da folha da erva para amenizar os efeitos.

Publicada em 10/01/2017 as 19:06

Compulsão por doces: os prejuízos para a saúde mental

Há quem não resista a um docinho. A compulsão pode ser resultado de ansiedade e até da falta de nutrientes. Não importa a causa, o excesso de açúcar faz mal à saúde.

Publicada em 10/01/2017 as 19:03

Lotes de Dipirona, Coristina, Epocler e outros medicamentos são recolhidos

Marca responsável pela fabricação dos medicamentos alegou 'equívoco operacional no processo de pesagem'.

Publicada em 10/01/2017 as 18:05

Satélite: sobe para 52 número de vítimas de doença misteriosa na Bahia

No total, 50 pacientes de Salvador apresentaram os sintomas da enfermidade: dores musculares intensas que surgem subitamente no pescoço e tórax, acompanhadas de urina escura em alguns.

Autor: abc.med.br
Fonte: abc.med.br

Comente com o Facebook